Pacientes em tratamento onco-hematológico, submetidos à quimioterapia, e transplantados de células-tronco hematopoéticas (TCTH) apresentam riscos de complicações orais que podem causar morbidade significativa e risco potencial de mortalidade. Isso enfatiza a importância dos cuidados bucais básicos antes, durante e após a quimioterapia / TCTH.
O objetivo do tratamento odontológico pré-quimioterapia é eliminar a infecção existente e gerenciar as fontes potenciais de infecção e os locais de trauma. A avaliação deve incluir exame de tecido duro e mole oral, incluindo avaliação periodontal e radiografias necessárias.
Pacientes com neoplasias hematológicas podem ser imunossuprimidos e trombocitopênicos antes da administração de quimioterapia. O tratamento odontológico deve ser agendado e o dentista deve estar em contato com o médico responsável.
Para pacientes com doenças sistêmicas graves, eliminar qualquer área de infecção ou irritação, como dentes com fraturas, restaurações fraturadas, lesões cariosas avançadas, envolvimento pulpar ou periapical, inflamação periodontal, pericoronite ou próteses mal ajustadas, é essencial para uma boa recuperação do paciente.